1 Prazos

1.1 O prazo para submissão dos trabalhos será 05 de setembro de 2018, considerando a data de envio.

1.2 O autor correspondente receberá pelo correio eletrônico uma confirmação com o número do protocolo de submissão.

1.3 Resultado da seleção: divulgação do aceite e forma de apresentação (Oral ou Pôster) prevista para 17 de setembro de 2018.

1.4 Data e horário das apresentações: serão divulgadas por e-mail para o autor que efetuou a submissão até 24 de setembro de 2018.

 

2 Do processo de seleção

2.1 Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do III JORNADA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS OU COMPLEMENTARES DE SAÚDE: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS.

2.2 Os membros da Comissão Científica terão acesso aos resumos sem identificação de autoria ou instituição pertencente para garantir total imparcialidade nas análises.

2.3 A data, o horário e a forma e as normas de apresentação serão informadas por correio eletrônico pelo qual foi remetido o trabalho.

 

3 Disposições Gerais

3.1 O autor responsável pela apresentação deverá estar preparado para apresentar seu trabalho durante cinco (5) minutos para a forma Pôster e durante dez (10) minutos para apresentação Oral.

3.2 Cada autor poderá constar, no máximo, na autoria cinco trabalhos submetidos.

3.3 O número máximo de autores por trabalhos inscritos será de seis (6), incluindo o relator.

3.4 A submissão do trabalho será feita exclusivamente pela página http://jornadapics.gepic.com.br/regulamento-para-submissao-de-trabalhos-cientificos/ e não serão aceitas inscrições via fax, Correios, outros meios eletrônicos ou qualquer outra forma que não a descrita neste regulamento.

3.5 Para inscrever o trabalho, o autor deve preencher o formulário disponível na página do evento, ANEXAR O RESUMO EM PDF SEGUNDO O MODELO DESCRITO NO ITEM 5 DESTE REGULAMENTO, SEM OS NOMES DOS AUTORES e enviá-lo apertando “Enviar”. Trabalhos que constem os nome dos autores no arquivo em pdf poderão ser desclassificados.

3.6 Para apresentar um trabalho no evento, é necessário que ao menos o relator do trabalho selecionado esteja inscrito na III JORNADA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS até o dia 23/09/2018. Caso isto não ocorra, o trabalho será automaticamente excluído da apresentação.

3.7 Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pelas Comissões Organizadora e Científica da III JORNADA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS.

 

4 Dos Trabalhos

4.1 Poderão ser submetidos somente trabalhos inéditos, oriundos de pesquisas concluídas (trabalhos originais, estudo de revisão ou estudo teórico) e relatos de experiência.

4.2 No resumo inscrito, deverá constar o eixo temático do trabalho, dentre os definidos a seguir:

  • Terapias mente e corpo (meditação, yoga, musicoterapia, Tai Chi Chuan, arteterapia)
  • Terapias com base biológica (aromaterapia, fitoterapia, dietoterapia)
  • Terapias corporais (massagem, quiropraxia, reflexologia)
  • Terapias com base biológica (aromaterapia, fitoterapia, dietoterapia)
  • Terapias vibracionais (toque terapêutico, reiki, homeopatia, florais)
  • Medicina Tradicional Chinesa e Medicina ayurvédica

4.3 Deverá constar no resumo a classificação metodológica utilizada no trabalho.

4.4 O título do trabalho deverá ser conciso e informativo, sem abreviações, com até vinte (20) palavras.

4.5 O resumo deve obedecer estritamente às regras de formatação, descritas a seguir:

4.5.1 Fonte: Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples.

4.5.2 Título: conciso e informativo, sem abreviações, com até 20 palavras, em negrito e caixa alta.

4.5.3. Autores: nomes por extenso e sem abreviações, com a respectiva instituição pertencente, seguida pela cidade (sigla do estado), país.
(ESSAS INFORMAÇÕES NÃO DEVEM CONSTAR NO PDF)

4.6 Deverá constar o nome do relator e apresentar e-mail para contato.
(ESSAS INFORMAÇÕES NÃO DEVEM CONSTAR NO PDF)

4.7 Estruturação do resumo: mínimo de 300 e máximo de 550 palavras, transcrito em um único parágrafo, contendo obrigatoriamente as seguintes subdivisões: introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusões e implicações para a prática clínica. Os relatos de experiência deverão estar estruturados com uma breve introdução, descrição do caso e comentários. Não serão aceitas figuras e/ou tabelas e deve-se evitar o uso de abreviaturas.

4.8 Resumos enviados fora da padronização descrita anteriormente não serão analisados.

4.9 Os resumos poderão ser enviados nos idiomas português, inglês ou espanhol.

4.10 Ao final do resumo colocar de 3 a 4 descritores separados por ponto e vírgula, os quais devem ser extraídos do Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponíveis no endereço eletrônico www.decs.bvs.br

4.11 Será permitida a citação de até três (3) referências em estilo Vancouver.

 

5 Formulário de submissão do resumo como arquivo anexo PDF:

Prazo para envio do resumo encerrado!


6 Organização

Escola de Enfermagem da USP

Profa. Dra. Ruth Natalia Teresa Turrini

Dra. Leonice Fumiko Sato Kurebayashi

 

7 Comissão Científica

Dra Juliana Rizzo Gnatta (Hospital Universitário – USP)

Profa Dra Ana Claudia Puggina (UnG)

Profa Dra Eliana Mara Braga (UNESP)

Dr Emilio Telesi Junior (Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo)

Profa Dra Juliana Stefanello (EERP)

Dra Leia Fortes Salles (USP)

Profa Dra Mariana Cabral Schveitzer (Unifesp)

Dra Mayara Santos (EEUSP)

Profa Dra Neide Alvim (Anna Nery – RJ)

Profa Dra Raquel de Faria da Silva Lima (UFAM)

Prof Dr Vladimir Araújo Silva (UEM)

 

8 Apoio

Comissão de Cultura e Extensão da EEUSP (Ccex)
Grupo de Estudo das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (GEPICS)
Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO)
Programa de Pós-graduação Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA-EEUSP)
Grupo Healing