1 Prazos

1.1 O prazo para submissão dos trabalhos a definir, considerando inclusive a data de envio.

1.2 O autor correspondente receberá pelo correio eletrônico uma confirmação com o número do protocolo de submissão.

1.3 Resultado da seleção: divulgação do aceite e forma de apresentação (Oral ou Pôster) a definir.

1.4 Data e horário das apresentações: serão divulgadas por e-mail para o autor que efetuou a submissão até a definir.

2 Do processo de seleção

2.1 Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do IV JORNADA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS OU COMPLEMENTARES DE SAÚDE: MANEJO DE SINTOMAS BASEADO EM EVIDÊNCIAS.

2.2 Os membros da Comissão Científica terão acesso aos resumos sem identificação de autoria ou instituição pertencente para garantir total imparcialidade nas análises.

2.3 A data, o horário e a forma e as normas de apresentação serão informadas por correio eletrônico pelo qual foi remetido o trabalho.

3 Disposições Gerais

3.1 O autor responsável pela apresentação deverá estar preparado para apresentar seu trabalho durante cinco (5) minutos para a forma Pôster e durante dez (10) minutos para apresentação Oral.

3.2 Cada autor poderá constar, no máximo, na autoria cinco trabalhos submetidos.

3.3 O número máximo de autores por trabalhos inscritos será de seis (6), incluindo o relator.

3.4 A submissão do trabalho será feita exclusivamente pela página http://jornadapics.gepic.com.br/regulamento-para-submissao-de-trabalhos-cientificos/ e não serão aceitas inscrições via fax, Correios, outros meios eletrônicos ou qualquer outra forma que não a descrita neste regulamento.

3.5 Para inscrever o trabalho, o autor deve preencher o formulário disponível na página do evento, ANEXAR O RESUMO EM PDF SEGUNDO O MODELO DESCRITO NO ITEM 5 DESTE REGULAMENTO, SEM OS NOMES DOS AUTORES e enviá-lo apertando “Submit”. Trabalhos que constem os nome dos autores no arquivo em pdf poderão ser desclassificados.

3.6 Para apresentar um trabalho no evento, é necessário que ao menos o relator do trabalho selecionado esteja inscrito na III JORNADA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS até a data a definir. Caso isto não ocorra, o trabalho será automaticamente excluído da apresentação.

3.7 Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pelas Comissões Organizadora e Científica da III JORNADA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS.

4 Dos Trabalhos

4.1 Poderão ser submetidos somente trabalhos inéditos, oriundos de pesquisas concluídas (trabalhos originais, estudo de revisão ou estudo teórico) e relatos de experiência.

4.2 No resumo inscrito, deverá constar o eixo temático do trabalho, dentre os definidos a seguir:

  • Terapias mente e corpo (meditação, yoga, musicoterapia, Tai Chi Chuan, arteterapia)
  • Terapias com base biológica (aromaterapia, fitoterapia, dietoterapia)
  • Terapias corporais (massagem, quiropraxia, reflexologia)
  • Terapias com base biológica (aromaterapia, fitoterapia, dietoterapia)
  • Terapias vibracionais (toque terapêutico, reiki, homeopatia, florais)
  • Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurvédica

4.3 Deverá constar no resumo o desenho metodológico utilizado no trabalho.

4.4 O título do trabalho deverá ser conciso e informativo, sem abreviações, com até vinte (20) palavras.

4.5 O resumo deve obedecer estritamente às regras de formatação, descritas a seguir:

4.5.1 Fonte: Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples.

4.5.2 Título em português e em inglês: conciso e informativo, sem abreviações, com até 20 palavras, apresentado com apenas a primeira letra da palavra que o inicia em maiúsculo e, preferencialmente, descrever ao final do título após dois pontos o tipo do estudo. Exemplo – Título: ensaio clínico randomizado. Caso o estudo seja um relato de caso, denomina-lo como “estudo de caso. Exemplo – Título: estudo de caso”

4.5.3. Autores: nomes COMPLETOS por extenso e sem abreviações, com a respectiva instituição pertencente, seguida pela cidade (sigla do estado), país.

4.6 Deverá constar o nome do relator e apresentar e-mail para contato.

4.7 Estruturação do resumo: mínimo de 300 e máximo de 500 palavras, transcrito em um único parágrafo, contendo obrigatoriamente as seguintes subdivisões: objetivos, métodos, resultados e conclusões. Os relatos de experiência deverão estar estruturados com uma breve introdução, descrição do caso e comentários. Não serão aceitas figuras e/ou tabelas e deve-se evitar o uso de abreviaturas.

4.8 Trabalhos originais que foram submetidos à Comitê de Ética em Pesquisa devem mencionar tal informação no resumo.

4.9 Descritores: ao final do resumo colocar de 3 a 4 descritores separados por ponto e vírgula, os quais devem ser extraídos do Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponíveis no endereço eletrônico www.decs.bvs.br

4.10 Referências: será permitida a citação de até três (3) referências em estilo Vancouver.

4.11 Os resumos poderão ser enviados nos idiomas português, inglês ou espanhol.

4.12 Resumos enviados fora da padronização descrita anteriormente não serão avaliados.

4.13 A Comissão científica está avaliando a possibilidade de publicar os resumos que forem aprovados e apresentados no evento no periódico “Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares – Jounal of Naturology and Complementary Therapies”, sem que haja custos aos autores. Portanto, no momento da submissão, os autores deverão escolher se desejam que seu resumo seja publicado.

5 Formulário de submissão do resumo:

Fill out my online form.

6 Organização

Escola de Enfermagem da USP

Profa Dra Marina de Goés Salvetti

Profa Dra Ruth Natalia Teresa Turrini

7 Comissão Científica

Drª. Juliana Rizzo Gnatta (Hospital Universitário – USP)

8 Apoio

Comissão de Cultura e Extensão da EEUSP (Ccex)
Grupo de Estudo das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (GEPICS)
Grupo de Pesquisa “Dor, Controle de Sintomas e Cuidados Paliativos”
Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO)
Programa de Pós-graduação Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA-EEUSP)